Sequências Didáticas

       O termo Sequência Didática surgiu no Brasil nos documentos oficiais dos Parâmetos Curriculares Nacionais como "projetos" e "atividades sequenciadas".

     Segundo a pesquisadora Heloísa Amaral, “as sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação”.

     As sequências didáticas podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar.

    Ao organizar a sequência didática, o professor poderá incluir atividades diversas como leitura, pesquisa individual ou coletiva, aula dialogada, produções textuais, aulas práticas, etc., pois a sequência de atividades visa trabalhar um conteúdo específico, um tema ou um gênero textual da exploração inicial até a formação de um conceito, uma ideia, uma elaboração prática, uma produção escrita.

     Ressalta-se que as atividades de avaliação estarão presentes em diferentes atividades no decorrer e no final da sequência didática. Ao propor atividades exploratórias é possível avaliar o que a criança já sabe a respeito do assunto tratado.

    O material didático utilizado no Educandário Esperança foi construído a partir de pesquisas em diversas fontes e moldado de acordo com nossas necessidades. Nosso intuito é disponibilizar este material para quantos se interessem e queiram complementar sua rotina pedagógica.

       Para melhor visualização, dividimos a apresentação das sequências didáticas utilizadas no Educandário Esperança, por Unidades. Lá você vai encontrar todo o material utilizado, com os anexos e links de vídeos utilizados em sala de aula.

          Esperamos que gostem!

Eventos

 

 

Volta às aulas!

Calendário